Aula 5 - Ana Luiza

 Olá Pessoal! 

Vasconcelos et.al (2009) diz em seu artigo que as lideranças são fundamentais para formação da cultura da organização e que a organização é um espaço de compartilhamento de aprendizagem, mas ao mesmo tempo a cultura pode representar uma barreira na criação e compartilhamento de conhecimento.

Na organização onde você trabalha, ou em alguma que já tenha trabalhado, há alguma barreira na criação e compartilhamento de conhecimento? Qual seria?

Comentários

  1. Olá Ana Luiza,

    Que pergunta interessante. Vejo diversas barreiras na criação e compartilhamento de conhecimento, dentre elas: Falta de valorização do servidor que busca ou compartilha conhecimentos, falta de disponibilização de local e tempo adequados para essa tarefa, cultura de segurar conhecimentos considerados chaves como forma de se "garantir" dentro da instituição, e alta rotatividade de servidores por razões politicas.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana Luiza,

    A cultura pode ser uma barreira lá onde eu trabalho. Dependendo do que seja necessário fazer, algumas pessoas podem não querer mudar todo um processo para fazer de outra forma, se for necessário, porque são avessas a mudanças.

    Há barreiras financeiras, pois o Estado não pode gastar com cursos, capacitações. As lideranças não incentivam, nem dão autonomia, nem liberdade, nem propiciam este ambiente para que ocorram as interações entre os funcionários. Quando há cursos gratuitos, palestras, muitos gestores não liberam os funcionários porque eles estão muito atarefados. Outras barreiras é o individualismo das pessoas, grupos tipo ‘panelinhas’, relacionamentos por vezes estritamente profissionais entre as pessoas, a cultura não muito sadia, não entender os benefícios para empresa, e se entender, talvez não estar interessado.

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana! Interessante questionamento. Como o Paulo e a Paula comentaram, no Estado é possível perceber diversas barreiras. De uma maneira geral, nem a liderança nem a cultura organizacional lança um olhar mais cuidadoso à criação e compartilhamento de conhecimento, estando mais voltadas à execução das tarefas, sem um cuidado maior com os servidores. Dessa forma, as barreias aparecem rotineiramente na vida funcional dos servidores, seja pela dificuldade de liberação para realização de cursos ou a falta de tempo para registrar/disseminar propriamente seu conhecimento tácito.

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana Luiza,

    conforme os colegas bem colocaram, acredito que a maior barreira na criação ou compartilhamento dos conhecimentos adquiridos está na própria cultura das organizações públicas, estamos muito presos aos aspectos burocráticos e mecanicistas, não existindo ênfase ao aprendizado e compartilhamento de informações.

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana Luiza,

    Concordo plenamente que a cultura impacta no compartilhamento de conhecimento. Se a organização promove isso, haverá um compartilhamento natural, já se a organização não incentiva, é provável que os colaboradores fiquem mais retraídos. Eu já atuei nos dois tipos de organização e percebo que além da cultura o que colabora nesse tipo de compartilhamento é a postura da liderança.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aula 5 - Makário

Aula 3 - Beatriz

Aula 3 - Luiz