Aula 5 - Paulo Cezar

Ao ler o artigo Cultura e Liderança: Uma Análise de Fatores que Interferem no Compartilhamento do Conhecimento Organizacional, percebe-se o quão importantes são os fatores Cultura e Liderança para o compartilhamento de dados, informações e conhecimentos organizacionais, estes fatores proporcionam condições facilitadoras ou inibidoras da disseminação do conhecimento.

Neste contexto, em seus locais de trabalho existem ações que estão sendo tomadas para incentivar um ambiente mais propício à aprendizagem e compartilhamento dos conhecimentos adquiridos?


Comentários

  1. Paulo, no meu contexto, existe a Escola de Governo estadual, onde existe a oferta de diversos cursos, de áreas variadas, mais técnicos ou até voltados para o autoconhecimento. A nova gestão da Escola vem tentando variar a oferta de cursos. No entanto, um grande entrave, é conseguir a liberação das chefias imediatas. Muitas podem não "enxergar" valor em cursos que não estejam estritamente ligados às atividades desenvolvidas, mostrando-se completamente desconectadas das necessidades das pessoas que "lideram". Assim, eu vejo que as políticas de incentivo ao aprendizado precisam ser mais disseminadas através da cultura organizacional das instituições de uma maneira muito mais firme e abrangente.

    ResponderExcluir
  2. Paulo,
    Acredito que estou em um nicho fora da realidade do restante da instituição. Procuramos incentivar as ideias individuas para que novas soluções apareçam, tentamos documentar tudo o que for possível e, o mais importante, incentivamos a socialização e a troca de experiências. Sei que isso não é realidade no resto da instituição, mas mostra o tanto que esse tipo de ambiente é propicio ao aprendizado e a inovação. Essa troca de experiência enriquece tando o individuo que ele passa a ser bastante valorizado e, como não temos condição de aumentar o salário de acordo com a nossa vontade, acabamos perdendo alguns para o mercado, mas ao mesmo tempo recebemos novas pessoas com novas experiências fazendo com que nos aprimoremos ainda mais.

    ResponderExcluir
  3. Paulo, vejo no órgão onde trabalho uma atenção a gestão do conhecimento, com programas de capacitação dos servidores e incentivos. Quando iniciei minhas atividades busquei fazer vários cursos e tive apoio da minha chefia. Além dos cursos oferecidos pela própria organização temos também cursos da Escola de Governo, mas esses são à distância e admito que não me agregaram muito, pelo menos considerando os poucos cursos que já fiz com menos de 2 anos de serviço público.

    ResponderExcluir
  4. Olá Paulo Cezar,

    No meu local de trabalho não há ações para incentivar a aprendizagem. O órgão é estadual, mas não podemos participar dos cursos da Escola de Governo, por questões contratuais, só há um curso, mas não foi divulgado, nem sei se é só para os gerentes. Também não há qualquer incentivo à qualificação no plano de cargos e salários, nem qualquer outro tipo de incentivo. Até mesmo quando há uma palestra organizada pela CIPA (que tem que se virar pra arrumar um palestrante gratuito) a maioria dos gerentes não libera seus funcionários para assistir porque estão muito atarefados. As constantes reformas do prédio diminuíram o auditório, que agora está com menos de 1/3 da sua capacidade original.

    Sobre os líderes que criam este ambiente propício à aprendizagem e ao compartilhamento de conhecimento, eu vejo que há alguns muito bons, mas há outros que acham que tem o perfil, mas não tem o menor dom para liderar, e estão deixando a equipe extremamente pressionada e desmotivada.

    ResponderExcluir
  5. Paulo,

    No meu caso especifico, como servidor do executivo estadual, como citado pelo colega Bruno temos a escola de governo que oferece cursos tanto mais técnicos como mais gerais, porém como foi dito, existe dificuldade em liberação da chefia imediata em diversos órgãos. Fora isso, acredito que não exista uma cultura de incentivo de compartilhamento de conhecimento estabelecida de forma consistente, não se promovem muitos encontros com esse propósito, sendo que o servidor geralmente deve procurar quem detém o conhecimento de que necessita e torcer para que essa pessoa compartilhe seu saber de forma adequada.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aula 5 - Makário

Aula 3 - Beatriz

Aula 3 - Luiz