Aula 5 - Rafael Lima
As reflexões sobre competências gerenciais (MOURA; BITECOURT, 2006), compartilhamento de conhecimento organizacional (VASCONCELOS et al, 2009) e a teoria da complexidade (AGOSTINHO, 2003) valorizam a autonomia dos indivíduos na busca dos resultados e objetivos da organização. O que você considera mais importante para que a autonomia gere resultados: as competências individuais ou o compartilhamento de conhecimento?
Rafael,
ResponderExcluirAcredito que ambos os quesitos são importantes, tanto individuais quanto compartilhados. As organizações funcionam como organismos, portanto é necessário que haja um compartilhamento constante de todo o conhecimento gerado para que a instituição continue crescendo e se adaptando às exigência externas e internas. Contudo, o conhecimento compartilhado também parte muitas vezes de iniciativas individuais, o que coloca a autonomia individual dos colaboradores também em importante evidência.
Boa pergunta, Rafael!
ResponderExcluirFicou um pouco difícil de tentar rankear essas duas opções. Me parece que, com competências individuais mais aguçadas, talvez as pessoas tenham mais capacidade para gerar/implementar um compartilhamento do conhecimento efetivo, quando conscientes de sua importância. Por outro lado, um compartilhamento do conhecimento forte e eficaz por fomentar nas pessoas a busca pelo aumento das competências individuais. Portanto, creio que o ideal talvez seria um sistema em que essas duas características andassem lado-a-lado, retroalimentando-se mutuamente.
Rafael,
ResponderExcluirO dois são importantes. Não sei se você já viu a "espiral do conhecimento", mas é o compartilhamento de conhecimentos que cria novos conhecimentos. A socialização é o meio pelo qual transferimos nosso conhecimento tácito para os outro. Esse conhecimento é a nossa experiência ao longo da vida e carreira. É assim que podemos aumentar as nossas competências e também é assim que as transferimos para outros.
Olá Rafael,
ResponderExcluirPara que a autonomia gere resultados, acho que ambos são igualmente importantes. As competências individuais são necessários para realizar suas atividades relacionadas ao desempenho, mas o compartilhamento de conhecimento é fundamental para agregar valor à organização e para a sua competitividade. Às vezes, o conhecimento técnico não basta para resolver algumas questões. Há outros tipos de conhecimentos, de experiências de vida, armazenados nas mentes das pessoas, que nunca serão conhecidos se não forem estimulados a serem compartilhados. Alguns dizem ser até mesmo uma questão de sobrevivência para as empresas, pois promove crescimento, gera ideias, atualiza os funcionários e estimula a inovação.
Rafael, as duas coisas são muito importantes, mas se for para escolher eu prefiro o compartilhamento de conhecimento. Acredito que um ambiente que favorece isso, proporciona crescimento para toda a equipe, constrói um espirito de cooperação forte, além de promover uma inteligência coletiva que colabora na diferenciação da organização.
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